O sujeito para além da dicotomia corpo-mente: uma proposta comunicacional entre a psicanálise e a psicomotricidade

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida Almeida
  • Délis Sousa Benevides
  • Gabriela Gomes Maranhão

Resumo

O artigo em questão discute sobre as possibilidades de comunicação dialógica entre os domínios psicanalíticos e os conhecimentos e execuções da Psicomotricidade, enquanto ciência consolidada, permitindo visualizações do sujeito para além das dicotomias corpo-mente, abarcando uma visualização integrada. No âmbito metodológico de pesquisa, valeu-se da dinâmica contextual da revisão narrativa como forma de elaborar as argumentações e informações utilizadas ao longo da construção científica, tendo as plataformas digitais do Scielo, PePSIC e Portal de Trabalhos da CAPES como principais fontes de captação de dados. Partindo dos elementos abordados, o trabalho apresentou a pertinência dos diálogos comunicacionais entre as execuções e teorias da Psicomotricidade e o arcabouço conceitual-técnico da Psicanálise, enfatizando o corpo enquanto constituição global-vivencial, indo além de uma mera extensão dos aspectos intelectivos-cognitivos, dado que a díade psíquico-somático estaria compreendida em suas acepções dinâmicas, sociais e subjetivas. Outro ponto visualizado, gira em torno da importância da associação integrativo entre as concepções do corpo físico e do corpo simbólico, revelando que, apesar de suas diferenciações óticas-contemplativas, ambos são atravessados pelas diretrizes individuais-coletivas presentes nas amplitudes interacionais do berço cultural-civilizatório

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Almeida, F. F. F. de A., Benevides, D. S., & Maranhão, G. G. (2023). O sujeito para além da dicotomia corpo-mente: uma proposta comunicacional entre a psicanálise e a psicomotricidade. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 884–895. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9840

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