O sujeito para além da dicotomia corpo-mente: uma proposta comunicacional entre a psicanálise e a psicomotricidade

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida Almeida
  • Délis Sousa Benevides
  • Gabriela Gomes Maranhão

Resumo

O artigo em questão discute sobre as possibilidades de comunicação dialógica entre os domínios psicanalíticos e os conhecimentos e execuções da Psicomotricidade, enquanto ciência consolidada, permitindo visualizações do sujeito para além das dicotomias corpo-mente, abarcando uma visualização integrada. No âmbito metodológico de pesquisa, valeu-se da dinâmica contextual da revisão narrativa como forma de elaborar as argumentações e informações utilizadas ao longo da construção científica, tendo as plataformas digitais do Scielo, PePSIC e Portal de Trabalhos da CAPES como principais fontes de captação de dados. Partindo dos elementos abordados, o trabalho apresentou a pertinência dos diálogos comunicacionais entre as execuções e teorias da Psicomotricidade e o arcabouço conceitual-técnico da Psicanálise, enfatizando o corpo enquanto constituição global-vivencial, indo além de uma mera extensão dos aspectos intelectivos-cognitivos, dado que a díade psíquico-somático estaria compreendida em suas acepções dinâmicas, sociais e subjetivas. Outro ponto visualizado, gira em torno da importância da associação integrativo entre as concepções do corpo físico e do corpo simbólico, revelando que, apesar de suas diferenciações óticas-contemplativas, ambos são atravessados pelas diretrizes individuais-coletivas presentes nas amplitudes interacionais do berço cultural-civilizatório

Referências

BERSCH, Ângela Adriane Schmidt; YUNES, Maria Angela Mattar; MOLON, Susana Inês. Psicomotricidade relacional sob a ótica de conceitos teóricos de Vygotsky e Bronfenbrenner. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 60, p. 308-321, 2020.

BRABANT, G. Chaves da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

CASTELHANO, M. V. C.; DANTAS, E. S. A. L. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; AMORIM, L. D. M. ; LINHARES, T. S. . O CORPO COMO CONSTANTE VIVENCIAL: UMA EXPOSIÇÃO NIETZCHEANA. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Allan Douglas Alves Santiago; José Fábio Bezerra da Silva; Elyda Samara Araújo Lúcio Dantas; 99. 100. 101. 102. 103. 104. 105. 106. 107. 108. 109. Rayssa Jamille Meneses Cavalcanti. (Org.). A sociedade e os âmbitos contemporâneos: estudos selecionados. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2022, v. 1, p. 11-22.

CASTELHANO, M. V. C.; OLINTO, M. F. G. ; RIBEIRO, P. B. A. ; MONTEIRO, J. C. S. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; GOMES, J. R. N. ; MAIA, C. K. B. ; BENEVIDES, D. S. ; SANTOS, G. C. . A PSICOSSOMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA NA VIDA COTIDIANA: UM RECORTE SOBRE A ATUALIDADE. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Gerlane Costa dos Santos. (Org.). A Psicologia em ação: teorias e práticas diante da contemporaneidade. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2021, v. 1, p. 49-54.

CHENIAUX, ELIE, Manual de Psicopatologia.. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.

DE OLIVEIRA, Débora Aparecida; PINTO, Neidiana; CORDEIRO, Lilliany. Psicomotricidade na senescência. Revista Interdiscinar Pensamento Científico, v. 1, n. 2, 2015.

SOUSA, Cleuber Cristiano. Corpo próprio e próprio corpo: Aproximações entre psicánálise e psicomotricidade. Tempo Psicanalítico, v. 54, n. 2, p. 381-394, 2022.

DESCARTES, René. Discurso do Método. Trad. Maria Ermantina Galvão. Ed. Martins Fontes. São Paulo, 2001.

FALCÃO, Hilda Torres; BARRETO, Maria Auxiliadora Motta. Breve histórico da psicomotricidade. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 2, n. 2, 2009.

FERRAZ, Flávio Carvalho. A tortuosa trajetória do corpo na psicanálise. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 41, n. 4, p. 66-76, 2007.

GORETTI, Amanda Cabral. A psicomotricidade. Brasília: CEPAGIA, 2009.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da Psicanálise. 4a edição. São Paulo: Martins Editora Livraria Ltda, 2001.

LAZZARINI, Eliana Rigotto; VIANA, Terezinha de Camargo. O corpo em psicanálise. Psicologia: Teoria e pesquisa, v. 22, p. 241-249, 2006.

MENDONÇA, Maria Emília et al. A psicomotricidade e a educação somática à luz da psicanálise winnicottiana. 2007.

NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002.

VIECELI, Geraldo; BENKER, Débora Jackeline. A importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem dos alunos da educação básica. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira, v. 5, p. e25230-e25230, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Almeida, F. F. F. de A., Benevides, D. S., & Maranhão, G. G. (2023). O sujeito para além da dicotomia corpo-mente: uma proposta comunicacional entre a psicanálise e a psicomotricidade. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 884–895. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9840

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3