Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6466Palabras clave:
Ensino, Educação, Capacitação.Resumen
A Simulação Realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizam a formação de profissionais autônomos, protagonistas em sua aprendizagem. O presente estudo busca revisar na literatura a utilização da simulação realística como estratégia de ensino para a formação de profissionais de saúde, além de identificar e descrever suas oportunidades, limitações e efetividade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra, constituída por 29 artigos, permitiu identificar que o emprego da simulação realística requer, além de aplicação e investimentos, o preparo, planejamento e, sobretudo, a iniciativa e empenho de educadores que atribuam valores significativos ao processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção de novos meios que resultem na reestruturação da pedagogia tradicional e, consequentemente, contribuam para a formação de profissionais, mais críticos, reflexivos, capacitados e aptos para atuação. Espera-se que as reflexões tecidas sustentem a aplicação de novas experiências nos mais diversificados cenários e contribuam para a elaboração de estudos que evidenciem a utilização desta metodologia ativa para o ensino em saúde.
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