A pedagogia social e as transformações subjetivas-coletivas perante das diretrizes ambientais: reflexões dialógicas
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10527Resumen
A Pedagogia Social, em si mesma, partindo de suas caracterizações dialógicas, promove a lapidação gradual e contínua de modelos formativos capazes de se comunicar com as estruturas individuais-coletivas, enfocando no sujeito, como ser único dentro dos entrelaçamentos socioculturais, e nos meios societários-educativos, apresentando também as suas fomentações idiossincráticas nos âmbitos contextuais. Pautando-se em tais elaborações, o presente trabalho discute sobre como a Pedagogia Social, enquanto vetor científico-educacional estruturante, pode influir nas compressões, fundamentações e atuações perante das potencialidades transformativas nos campos ambientais na contemporaneidade, movimentando um conjunto reflexões dialógicas em suas acepções teórico-práticas. Para tanto, o método de revisão narrativa foi operado por meio de seus direcionamentos estruturais, informativos e comunicativos, enquanto caminho significativo de natureza bibliográfica de pesquisa, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas voltadas ao tema aqui abordado, tais materiais científicos foram predominantemente encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e Repositórios Universitários.
Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Ambiental. Educação.
Citas
ARAÚJO, Margareth Martins; COELHO, Mônica. Escola, sociedade, seres humanos e mundo: desafios à pedagogia social Chool, society, human beings and the world: challenges to social pedagogy Escuela, sociedad, seres humanos y el mundo: desafíos para la pedagogía social. CEP, v. 24210, p. 201, 2024.
BAPTISTA, Isabel. Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção. Cadernos de pedagogia social, n. 2, p. 7-30, 2008.
CASTELHANO, M. V. C.. Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 2936-2945, 2024.
CASTELHANO, M. V. C.; FRANCA, A. W. ; ALMEIDA, F. F. F. . Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1424- 1433, 2023.
CHISTOLINI, Sandra. Pedagogia Social e Educação Ambiental: pensamento e ação na educação da escola contemporânea. Brasília: Cátedra UNESCO da juventude, 2022.
DELGADO, Paulo. Interculturalidade, Intervenção Socioeducativa e Pedagogia Social. O que nos contam as palavras. In: Livro de Atas: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e. 2023. p. 29-36.
GADOTTI, Moacir. Escola dos meus sonhos. São Paulo: IPF, 2019.
A pedagogia social e as transformações subjetivas-coletivas perante das diretrizes ambientais: reflexões dialógicas
GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia social. Cortez Editora, 2016.
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.
MARTINS, Ernesto Candeias. A Pedagogia social/Educação social nos meandros da comunidade e da escola. Educare educere, p. 5-24, 2013.
NETO, Arlindo. Pedagogia social. Clube de Autores, 2017.
ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; MACHADO, Érico Ribas. Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária. Práxis Educativa, v. 18, 2023.
RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; DE QUADROS, Sheila Fabiana. A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO:: breves apontamentos. Communitas, v. 8, n. 18, p. 138-150, 2024.
SOUZA NETO, João Clemente. Pedagogia social: a formação do educador social e seu campo de atuação. Cadernos de Pesquisa em Educação, 2010.
VIEIRA, Ana Maria de Sousa Neves; VIEIRA, Ricardo; MARQUES, José Carlos Laranjo. Emergência e desenvolvimento da pedagogia social em âmbito escolar: o caso português. Pedagogía Social-Revista Interuniversitaria, n. 44, p. 103-115, 2024.
VIEIRA, Ricardo; VIEIRA, Ana Maria de Sousa Neves. A mediação intercultural como prática da pedagogia social: Reflexões epistemológicas e metodológicas. In: Livro de Atas: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10. ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social-''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''. CICS. NOVA. IPLeiria e ESECS. IPL, 2023. p. 628-640.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Vitor Costa Castelhano, Andréa Santos Lúcio, Délis Sousa Benevides
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.