O Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) e os Princípios Constitucionais da Proteção Ambiental: Uma Análise à Luz do Direito Civil no Contexto do Projeto de Lei n° 2159 de 2021
Palavras-chave:
Direito Civil, Licenciamento Ambiental, Princípios ConstitucionaisResumo
O Licenciamento Ambiental é um processo administrativo que busca avaliar e controlar os impactos ambientais decorrentes de empreendimentos que possam causar danos ao meio ambiente. O LAC é um procedimento simplificado de licenciamento ambiental que tem gerado bastante discussão no Brasil nos últimos anos. A proposta desse procedimento é oferecer aos empreendedores uma alternativa mais rápida e menos burocrática para obterem licenças ambientais, ao mesmo tempo em que se espera que as empresas se comprometam com medidas de proteção ambiental. Para tanto, serão examinados os dispositivos constitucionais que tratam da proteção ambiental, bem como o Projeto de Lei n° 2159/2021, que propõe a regulamentação do LAC. Espera-se, assim, contribuir para o debate acerca desse tema relevante e controvertido no âmbito do direito ambiental brasileiro. Neste sentido, conclui-se que a falta de estudos de impacto ambiental e a não apresentação de Certidão de Conformidade de Uso e Ocupação do Solo pelo Município podem colocar em risco o equilíbrio ecológico, ameaçando os ecossistemas, a saúde da população, o patrimônio cultural e a biodiversidade.
Referências
BEZERRA, Jessica Lima. LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Análise crítica acerca das flexibilizações legislativas para a sociedade civil no Brasil. 2022. 49 f., il. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2022.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 18 fev. 2023.
BRASIL. Projeto de Lei n° 2159, de 2021. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/148785. Acesso em: 18 fev. 2023.
BRASIL. Proposta de Lei Nº 3729/2004. Dispõe sobre o licenciamento ambiental, regulamenta o inciso IV do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=225810. Acesso em: 18 fev. 2023.
CIELO, P. F. L. D. et al. Uma leitura dos princípios da prevenção e da precaução e seus reflexos no direito ambiental. Revista CEPPG [internet], v. 26, n. 1, p. 196-207, 2012.
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997. Dispõe sobre o licenciamento ambiental. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html. Acesso em: 10 set. 2022.
CUNHA, Beatriz; FARIAS, Patrícia Menegaz de. A necessidade de uma lei de licenciamento ambiental geral e a proposta de licenciamento ambiental por adesão e compromisso. 2021.
DANI, Felipe André; OLIVEIRA, Álvaro Borges de; BARROS, Débora Sabetzki. O desenvolvimento sustentável como ótimo de Pareto na relação entre os princípios constitucionais ambientais e os princípios constitucionais econômicos1. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, v. 1, n. 2, p. 303-331, 2010.
GALBIATTI SILVEIRA, Paula. Legal Framework for the Solution of Internal Conflicts in the Environmental Licensing Process of Renewable Energy Projects in Brazil and Germany. In: Climate Protection and Environmental Interests in Renewable Energy Law: Perspectives from Brazil and Germany. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 163-240.
GODOY, Sandro Marcos. O meio ambiente e a função socioambiental da empresa. Birigui: Boreal, 2017.
GRANZIERA, Maria Luiza Machado; REI, Fernando. Licenciamento ambiental. Editora Foco, 2022.
HEINEN, Juliano. Aspectos jurídicos da Licença por Adesão e Compromisso (LAC). Revista de Direito Econômico e Socioambiental, v. 12, n. 2, p. 304-318, 2021.
MARTINS, Juliana Xavier Fernandes. A importância dos princípios constitucionais ambientais na efetivação da proteção do meio ambiente. Revista Científica ANAP Brasil, v. 1, n. 1, 2008.
OLIVEIRA, Carla Maria Frantz de Vasconcelos. Licenciamento ambiental. 2012. 123 f., il. Monografia (Pós-Graduação em Direito) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
SAMPAIO, José Adércio Leite. Princípios de direito ambiental. Editora del Rey, 2003.
SOUZA, José Fernando Vidal de; VON ZUBEN, Erika. O licenciamento ambiental e a Lei Complementar nº 140/2011. Cadernos de Direito, v. 12, n. 23, p. 11-44, 2012.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-08-03 (2)
- 2023-08-02 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Almeida Barbosa, José de Carlos Batista, João Paulo Borges de Queiroz, Carla Rocha Pordeus, Rosana Santos de Almeida, Francisco Borges Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.