Encontros de Educação Permanente em Saúde no município de Catuípe: reflexão-ação-reflexão a partir do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva

Authors

  • Paola Lucca Pizutti Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.6948

Keywords:

Educação Permanente em Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Educação em Saúde.

Abstract


A Educação Permanente em Saúde (EPS) é estratégica para fortalecimento das ações e desenvolvimento dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste artigo é descrever o processo de reflexão-ação-reflexão realizado junto ao Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) do município de Catuípe, no Rio Grande do Sul, com base em  Encontros de EPS realizados com a equipe de saúde. Foi realizada pesquisa qualitativa com apoio metodológico no conceito de pesquisa-ação, com geração de dados por meio de reuniões gravadas, diário de campo e atas e análise dos dados por triangulação de métodos entre análise temática, observação participante e análise documental. Foram verificadas as demandas pedagógicas do cotidiano da saúde do município a partir de levantamentos com o gestor e a equipe e foram realizadas cinco ações educativas denominadas Encontros de EPS, para contribuir com a melhoria da atenção e gestão em saúde. Após as ações, o grupo NUMESC e a pesquisadora realizaram discussão sobre EPS e avaliação das atividades desenvolvidas. Foi possível concluir que o trabalho do grupo NUMESC, instituído para a EPS apresenta potencialidade de promover transformações no cotidiano do serviço de saúde, especialmente por meio da promoção da saúde e o fortalecimento da atenção básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paola Lucca Pizutti, Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

Farmacêutica. Fiscal Sanitária. Especialista em Vigilância Sanitária. Mestre em Ensino na Saúde.

References

ANDRADE, Rebecca S. et al. Processo de trabalho em unidade de saúde da família e a educação permanente. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v.14, n.2, p. 505-521, ago. 2016. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 1.996/GM/MS, de 20 de agosto de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, v. 144, n. 162, seção 1, p. 34-38, 2007. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2016.

CAMPOS, Gastão Wagner S. Saúde Paideia. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2007. 185p.

CAROTTA, Flávia et al. Educação permanente em saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saude soc., São Paulo, v. 18, supl. 1, p. 48-51, mar. 2009. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2016.

CASTRO, Cristiane P.; CAMPOS, Gastão Wagner S. Apoio Institucional Paideia como estratégia para educação permanente em saúde. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v.12, n.1, Abr. 2014. Disponível em: . Acesso em 22 jun. 2016.

CATUÍPE. Prefeitura Municipal de Catuípe. A cidade. 2015. Disponível em: . Acesso em 22 jun. 2016.

CECCIM, Ricardo B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 9, n. 16, p. 161-177, set. 2004-fev. 2005. Disponível em: . Acesso em 14 jun. 2016.

CECILIO, Luiz Carlos de O. O “trabalhador moral” na saúde: reflexões sobre um conceito. Interface Botucatu, Botucatu, v. 11, n. 22, ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2016.

FERRAZ, Fabiane et al. Políticas e programas de educação permanente em saúde no Brasil: revisão integrativa de literatura: metassínteses qualitativas e revisões integrativas. Saúde & Transformação Social. 2012; 3(2):113-28. Disponível em: . Acesso em 25 mar. 2015.

FLORES, Giovana E.; OLIVEIRA, Dora Lúcia L.; ZOCCHE, Denise A. A. Educação permanente no contexto hospitalar: a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 487-504, ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, Luciano B.; MERHY, Emerson Elias. Colaborações ao debate sobre a revisão da política nacional de educação permanente em saúde. In GOMES, Luciano B.; BARBOSA, Mirceli G.; FERLA, Alcindo Antônio (org.). A educação permanente em saúde e as redes colaborativas: conexões para a produção de saberes e práticas (Atenção Básica e Educação na Saúde). Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. 272 p.

LOPES, Rosane; TOCANTINS, Florence R. Promoção da saúde e a educação crítica. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, n. 40, p. 235-46, Rio de Janeiro/RJ, 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2016.

MARCONI, Maria de A.; LAKATOS, Eva Maria M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297p.

MERHY, Emerson Elias. Multidão: esfinge da saúde pública, lugar de inflexão, ideias do bem comum. Saude soc., São Paulo, v. 24, supl. 1, p. 44-54, Jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2016.

MINAYO, Maria Cecília S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed., São Paulo: Hucitec, 2010. 407 p.

MINAYO, Maria Cecília S.; ASSIS, Simone Gonçalves; SOUZA, Edinilsa R. (org.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. 244 p. il.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

PAIVA, Eneida Anjos et al. Violência contra a mulher: análise das notificações realizadas no setor saúde: Brasil, 2011. Divulgação em saúde para debate. Rio de Janeiro, n. 52, p. 72-87, out. 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2016.

PINTO, Hêider Aurelio. Política nacional de educação permanente em saúde: aprender para transformar. In GOMES, Luciano B.; BARBOSA, Mirceli G.; FERLA, Alcindo Antônio (org.). A educação permanente em saúde e as redes colaborativas: conexões para a produção de saberes e práticas (Atenção Básica e Educação na Saúde). Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. 272 p.

RIBEIRO, Daniela T. et al. O PMAQ-AB como umas das estratégias de estímulo à prática da Educação Permanente em Saúde. In GOMES, Luciano B.; BARBOSA, Mirceli G.; FERLA, Alcindo Antônio (org.). A educação permanente em saúde e as redes colaborativas: conexões para a produção de saberes e práticas (Atenção Básica e Educação na Saúde). Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. 272 p.

RIGHI, Liane Beatriz. Apoio matricial e institucional em Saúde: entrevista com Gastão Wagner de Sousa Campos. Interface: comunicação, saúde, educação. 2014; 18 Supl 1:1145-50 Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. Comissão Intergestores Bipartite. Resolução CIB/RS nº 590 de 2013. Institui a Rede de Educação em Saúde Coletiva no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 11 de novembro de 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2016.

SANTOS, Denise A. F.; MOURAO, Luciana; NAIFF, Luciene A. M. Representações Sociais acerca do Trabalho em Equipe. Psicol. cienc. prof. Brasília, v.34, n.3, 2014. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 17 de abr. 2016.

SARRETA, Fernanda O. Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 248 p. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2016.

TRIPP, David. Universidade de Murdoch. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Published

2020-02-23

How to Cite

Pizutti, P. L. (2020). Encontros de Educação Permanente em Saúde no município de Catuípe: reflexão-ação-reflexão a partir do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(1), 1–8. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.6948

Issue

Section

ARTICLES

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.