Encontros de Educação Permanente em Saúde no município de Catuípe: reflexão-ação-reflexão a partir do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.6948Keywords:
Educação Permanente em Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Educação em Saúde.Abstract
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é estratégica para fortalecimento das ações e desenvolvimento dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste artigo é descrever o processo de reflexão-ação-reflexão realizado junto ao Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) do município de Catuípe, no Rio Grande do Sul, com base em Encontros de EPS realizados com a equipe de saúde. Foi realizada pesquisa qualitativa com apoio metodológico no conceito de pesquisa-ação, com geração de dados por meio de reuniões gravadas, diário de campo e atas e análise dos dados por triangulação de métodos entre análise temática, observação participante e análise documental. Foram verificadas as demandas pedagógicas do cotidiano da saúde do município a partir de levantamentos com o gestor e a equipe e foram realizadas cinco ações educativas denominadas Encontros de EPS, para contribuir com a melhoria da atenção e gestão em saúde. Após as ações, o grupo NUMESC e a pesquisadora realizaram discussão sobre EPS e avaliação das atividades desenvolvidas. Foi possível concluir que o trabalho do grupo NUMESC, instituído para a EPS apresenta potencialidade de promover transformações no cotidiano do serviço de saúde, especialmente por meio da promoção da saúde e o fortalecimento da atenção básica.
Downloads
References
ANDRADE, Rebecca S. et al. Processo de trabalho em unidade de saúde da família e a educação permanente. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v.14, n.2, p. 505-521, ago. 2016. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 1.996/GM/MS, de 20 de agosto de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, v. 144, n. 162, seção 1, p. 34-38, 2007. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2016.
CAMPOS, Gastão Wagner S. Saúde Paideia. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2007. 185p.
CAROTTA, Flávia et al. Educação permanente em saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saude soc., São Paulo, v. 18, supl. 1, p. 48-51, mar. 2009. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2016.
CASTRO, Cristiane P.; CAMPOS, Gastão Wagner S. Apoio Institucional Paideia como estratégia para educação permanente em saúde. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v.12, n.1, Abr. 2014. Disponível em: . Acesso em 22 jun. 2016.
CATUÍPE. Prefeitura Municipal de Catuípe. A cidade. 2015. Disponível em: . Acesso em 22 jun. 2016.
CECCIM, Ricardo B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 9, n. 16, p. 161-177, set. 2004-fev. 2005. Disponível em: . Acesso em 14 jun. 2016.
CECILIO, Luiz Carlos de O. O “trabalhador moral” na saúde: reflexões sobre um conceito. Interface Botucatu, Botucatu, v. 11, n. 22, ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2016.
FERRAZ, Fabiane et al. Políticas e programas de educação permanente em saúde no Brasil: revisão integrativa de literatura: metassínteses qualitativas e revisões integrativas. Saúde & Transformação Social. 2012; 3(2):113-28. Disponível em: . Acesso em 25 mar. 2015.
FLORES, Giovana E.; OLIVEIRA, Dora Lúcia L.; ZOCCHE, Denise A. A. Educação permanente no contexto hospitalar: a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 487-504, ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOMES, Luciano B.; MERHY, Emerson Elias. Colaborações ao debate sobre a revisão da política nacional de educação permanente em saúde. In GOMES, Luciano B.; BARBOSA, Mirceli G.; FERLA, Alcindo Antônio (org.). A educação permanente em saúde e as redes colaborativas: conexões para a produção de saberes e práticas (Atenção Básica e Educação na Saúde). Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. 272 p.
LOPES, Rosane; TOCANTINS, Florence R. Promoção da saúde e a educação crítica. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, n. 40, p. 235-46, Rio de Janeiro/RJ, 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2016.
MARCONI, Maria de A.; LAKATOS, Eva Maria M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297p.
MERHY, Emerson Elias. Multidão: esfinge da saúde pública, lugar de inflexão, ideias do bem comum. Saude soc., São Paulo, v. 24, supl. 1, p. 44-54, Jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2016.
MINAYO, Maria Cecília S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed., São Paulo: Hucitec, 2010. 407 p.
MINAYO, Maria Cecília S.; ASSIS, Simone Gonçalves; SOUZA, Edinilsa R. (org.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. 244 p. il.
OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
PAIVA, Eneida Anjos et al. Violência contra a mulher: análise das notificações realizadas no setor saúde: Brasil, 2011. Divulgação em saúde para debate. Rio de Janeiro, n. 52, p. 72-87, out. 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2016.
PINTO, Hêider Aurelio. Política nacional de educação permanente em saúde: aprender para transformar. In GOMES, Luciano B.; BARBOSA, Mirceli G.; FERLA, Alcindo Antônio (org.). A educação permanente em saúde e as redes colaborativas: conexões para a produção de saberes e práticas (Atenção Básica e Educação na Saúde). Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. 272 p.
RIBEIRO, Daniela T. et al. O PMAQ-AB como umas das estratégias de estímulo à prática da Educação Permanente em Saúde. In GOMES, Luciano B.; BARBOSA, Mirceli G.; FERLA, Alcindo Antônio (org.). A educação permanente em saúde e as redes colaborativas: conexões para a produção de saberes e práticas (Atenção Básica e Educação na Saúde). Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. 272 p.
RIGHI, Liane Beatriz. Apoio matricial e institucional em Saúde: entrevista com Gastão Wagner de Sousa Campos. Interface: comunicação, saúde, educação. 2014; 18 Supl 1:1145-50 Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2016.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. Comissão Intergestores Bipartite. Resolução CIB/RS nº 590 de 2013. Institui a Rede de Educação em Saúde Coletiva no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 11 de novembro de 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2016.
SANTOS, Denise A. F.; MOURAO, Luciana; NAIFF, Luciene A. M. Representações Sociais acerca do Trabalho em Equipe. Psicol. cienc. prof. Brasília, v.34, n.3, 2014. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 17 de abr. 2016.
SARRETA, Fernanda O. Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 248 p. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2016.
TRIPP, David. Universidade de Murdoch. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess