Matemática e Altas Habilidades: Estratégias para Potencializar o Desenvolvimento de Alunos Superdotados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11105

Resumo

O presente estudo aborda a temática das altas habilidades, com foco no desenvolvimento de alunos superdotados em Matemática. O objetivo principal da pesquisa foi identificar e implementar estratégias pedagógicas eficazes com vista à promoção do desenvolvimento das habilidades cognitivas e matemáticas desses alunos, destacando as práticas educacionais que contribuem para o seu potencial máximo. A metodologia adotada foi qualitativa, com um delineamento exploratório e estudo de caso em uma instituição de ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de observações diretas, entrevistas com educadores e análise de documentos pedagógicos, com o intuito de compreender as práticas curriculares e extraclasse que favorecem o desenvolvimento das altas habilidades em Matemática. Como resultados, observou-se que a utilização de abordagens diferenciadas, como a resolução de problemas complexos, o incentivo à criatividade matemática e a oferta de desafios cognitivos, resultaram em maior engajamento e avanços significativos no desempenho acadêmico dos alunos superdotados. A conclusão indica que, para otimizar o desenvolvimento desses alunos, é fundamental a personalização do ensino e a formação contínua dos professores, com ênfase em metodologias ativas que favoreçam a autonomia e o aprofundamento do conhecimento matemático. Além disso, a implementação de um ambiente educacional enriquecido, com apoio emocional e intelectual, é crucial para o sucesso educacional dos alunos superdotados.

Referências

BUENO, I. S. C. de C. Estudantes com altas habilidades/superdotação e a inteligência lógico-matemática: um caminho para a valorização do seu potencial. 2019.

DA SILVA CARDOSO, Davi. As projeções de alunos ribeirinhos com potencial para altas habilidades/superdotação: talentos da escola rural. Repositorio de Tesis y Trabajos Finales UAA, 2022.

ELENA, I.; SCHEBLANOVA. Personal and professional development of teachers as a factor in realizing the potential of the underachieving gifted schoolchildren. Teoretičeskaâ i èksperimentalʹnaâ psihologiâ, 2023. doi: 10.11621/tep-24-16.

IMHOF, N. C. L.; KURZ, A. R.; DA SILVA, N. C. P. A adaptação curricular e o trabalho multidisciplinar para a inclusão de estudantes com altas habilidades e superdotação (AH/SD): estudo de caso. Educação, Ciência e Cultura, v. 29, n. 1, 2024.

LEMOS JÚNIOR, J. C. et al. Estudantes superdotados matematicamente habilidosos: uma proposta de trabalho por meio da investigação matemática. 2021.

LEMOS JUNIOR, J. C.; CAETANO, J. Pensamento matemático de estudantes superdotados matematicamente habilidosos: uma experiência na perspectiva da investigação matemática. Itinerarius Reflectionis, v. 18, n. 1, 2022.

MEZZOMO, G. G. O papel do professor do ensino regular e do professor especializado enquanto parceiros no processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino. 2008.

MICHELLE, R-P. Personalised learning: disability and gifted learners. 2018. doi: 10.4324/9781003117797-21.

PERES, J. A. C. Formação e capacitação de professores para atuar com altas habilidades. Mimesis, v. 44, n. 01, 2023.

RENZULLI, J. S. What makes giftedness? Re-examining a definition. Phi Delta Kappan, 1978.

RUSSELL, V.; RILEY, T. Personalising learning in secondary schools: gifted education leading the way. Applied Physics Express, 2010. doi: 10.21307/APEX-2011-005.

SALTANAT, M.; HERNÁNDEZ-TORRANO, D. Adaptive learning to maximize gifted education: teacher perceptions, practices, and experiences. Journal of Advanced Academics, 2024. doi: 10.1177/1932202x241253166.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Oliveira, R. A. de, Muniz, S. F., Fernandes, F. M. A., Rodrigues, L. F., & Milan, D. (2024). Matemática e Altas Habilidades: Estratégias para Potencializar o Desenvolvimento de Alunos Superdotados. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(4), 4389–4395. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11105

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>