Matemática e Altas Habilidades: Estratégias para Potencializar o Desenvolvimento de Alunos Superdotados
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11105Resumo
O presente estudo aborda a temática das altas habilidades, com foco no desenvolvimento de alunos superdotados em Matemática. O objetivo principal da pesquisa foi identificar e implementar estratégias pedagógicas eficazes com vista à promoção do desenvolvimento das habilidades cognitivas e matemáticas desses alunos, destacando as práticas educacionais que contribuem para o seu potencial máximo. A metodologia adotada foi qualitativa, com um delineamento exploratório e estudo de caso em uma instituição de ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de observações diretas, entrevistas com educadores e análise de documentos pedagógicos, com o intuito de compreender as práticas curriculares e extraclasse que favorecem o desenvolvimento das altas habilidades em Matemática. Como resultados, observou-se que a utilização de abordagens diferenciadas, como a resolução de problemas complexos, o incentivo à criatividade matemática e a oferta de desafios cognitivos, resultaram em maior engajamento e avanços significativos no desempenho acadêmico dos alunos superdotados. A conclusão indica que, para otimizar o desenvolvimento desses alunos, é fundamental a personalização do ensino e a formação contínua dos professores, com ênfase em metodologias ativas que favoreçam a autonomia e o aprofundamento do conhecimento matemático. Além disso, a implementação de um ambiente educacional enriquecido, com apoio emocional e intelectual, é crucial para o sucesso educacional dos alunos superdotados.
Referências
BUENO, I. S. C. de C. Estudantes com altas habilidades/superdotação e a inteligência lógico-matemática: um caminho para a valorização do seu potencial. 2019.
DA SILVA CARDOSO, Davi. As projeções de alunos ribeirinhos com potencial para altas habilidades/superdotação: talentos da escola rural. Repositorio de Tesis y Trabajos Finales UAA, 2022.
ELENA, I.; SCHEBLANOVA. Personal and professional development of teachers as a factor in realizing the potential of the underachieving gifted schoolchildren. Teoretičeskaâ i èksperimentalʹnaâ psihologiâ, 2023. doi: 10.11621/tep-24-16.
IMHOF, N. C. L.; KURZ, A. R.; DA SILVA, N. C. P. A adaptação curricular e o trabalho multidisciplinar para a inclusão de estudantes com altas habilidades e superdotação (AH/SD): estudo de caso. Educação, Ciência e Cultura, v. 29, n. 1, 2024.
LEMOS JÚNIOR, J. C. et al. Estudantes superdotados matematicamente habilidosos: uma proposta de trabalho por meio da investigação matemática. 2021.
LEMOS JUNIOR, J. C.; CAETANO, J. Pensamento matemático de estudantes superdotados matematicamente habilidosos: uma experiência na perspectiva da investigação matemática. Itinerarius Reflectionis, v. 18, n. 1, 2022.
MEZZOMO, G. G. O papel do professor do ensino regular e do professor especializado enquanto parceiros no processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino. 2008.
MICHELLE, R-P. Personalised learning: disability and gifted learners. 2018. doi: 10.4324/9781003117797-21.
PERES, J. A. C. Formação e capacitação de professores para atuar com altas habilidades. Mimesis, v. 44, n. 01, 2023.
RENZULLI, J. S. What makes giftedness? Re-examining a definition. Phi Delta Kappan, 1978.
RUSSELL, V.; RILEY, T. Personalising learning in secondary schools: gifted education leading the way. Applied Physics Express, 2010. doi: 10.21307/APEX-2011-005.
SALTANAT, M.; HERNÁNDEZ-TORRANO, D. Adaptive learning to maximize gifted education: teacher perceptions, practices, and experiences. Journal of Advanced Academics, 2024. doi: 10.1177/1932202x241253166.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodolfo Areias de Oliveira Oliveira, Sheila Faúla Muniz, Fernanda Maria Aureliano Fernandes, Lucas Ferreira Rodrigues, Davi Milan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.