O pedagogo em meio aos avanços da profissão nos dias atuais da educação 4.0
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10989Palavras-chave:
Educação; Tecnologia; Transformação; Pedagogo.Resumo
A educação passou por uma transformação significativa nos últimos anos, principalmente com o advento da Educação 4.0, esta nova era da educação é caracterizada pela integração da tecnologia, aprendizagem personalizada e desenvolvimento de novas estratégias de ensino. Com isso, o papel do pedagogo também evoluiu, exigindo dos educadores uma adaptação aos novos métodos e tecnologias de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e inovações enfrentados pelo pedagogo no contexto da Educação 4.0, caracterizada pela integração de tecnologias digitais e o desenvolvimento de estratégias de ensino personalizadas. O método utilizado é de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisas em bases de dados acadêmicas, como Google Acadêmico e SciELO, com ênfase em artigos, monografias e livros que tratam do tema central do estudo. Os procedimentos de análise de dados basearam-se em uma leitura crítica e interpretativa das fontes coletadas, com o objetivo de identificar tendências e lacunas na literatura que discute o papel do pedagogo na era digital. O perfil dos dados primários foi composto de artigos e estudos acadêmicos recentes que discutem a prática pedagógica na Educação 4.0. Já os dados secundários foram extraídos de livros e pesquisas consolidadas sobre o tema. A Educação 4.0 é impulsionada pela necessidade de preparar os alunos para as demandas do século XXI, incluindo a capacidade de pensar criticamente, colaborar e se comunicar eficazmente.
Referências
FAVA, Rui. Educação 3.0. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
GABRIEL, Martha. Educar a revolução digital na educação. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na era digital: A Escola Educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davi Milan , Glaúcio Simão Alves , Geane Valeria de Castro Monteiro, Isabel de Cassia Paes Almeida Pauxis, Renato Henrique da Luz, Lidiane da Silva Rocha de Souza, Luiz Carlos Costa Ferreira, Maria Aparecida Cipriano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.