A importância da leitura para crianças com autismo na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10990Palavras-chave:
Leitura; Autismo; Educação Infantil; Pré-escolar; InclusãoResumo
A pesquisa aborda a importância da leitura no desenvolvimento infantil de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no período pré-escolar. O objetivo geral é analisar como a prática da leitura pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, linguístico e social dessas crianças, além de contribuir para a superação de barreiras comunicacionais. Especificamente, o estudo busca demonstrar como o ambiente escolar pode ser organizado para incentivar a leitura, examinar metodologias inclusivas adotadas por professores da educação infantil e identificar as ferramentas mais eficazes para estimular o engajamento na leitura. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando obras de autores renomados, como Antunes (2001) e Amorim e Farago (2015), para discutir as estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no incentivo à leitura em crianças com TEA. Os resultados indicam que um ambiente bem estruturado e o uso de metodologias inclusivas são essenciais para promover o interesse pela leitura e o desenvolvimento integral dessas crianças. Conclui-se que a leitura, quando estimulada de forma adequada, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades comunicativas e sociais de crianças com TEA, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas direcionadas e inclusivas na educação infantil.
Referências
ANTUNES, C. Como desenvolver as competências em sala de aula. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
AMORIM, M. C. B.; FARAGO, A. C. As práticas de leitura na educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2 (1): 134-154, 2015. Disponível em:http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/0604 2015200353.pdf . Acesso em: 16 set. 2023
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. 7. Ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
BOTINI, G. A. L; FARAGO, A. C. Formação do leitor: papel da família e da escola. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade. Bebedouro-SP, 2 (1): 134-154, 2015. Disponível em: http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumari o/31/04042014073856.pdf Acesso em:17 set. 2023.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística: pensamentos e ação no magistério. 10 ed. São Paulo: Scipione, 2001.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.
FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artmed, 1994.
FREIRE, P. A pedagogia da autonomia. São Paulo. Paz e Terra, 1999. MANGUEL.A. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1988.
ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. 3. Ed. São Paulo: Ática, 1999. 9dicas práticas de como incentivar a leitura infantil. Arvore de livros, 20. Disponível em: http://blog.arvoredelivros.com.br/leitura/como-incentivar- leitura-infantil/ .Acesso em: 17 set. 2023.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-09-21 (2)
- 2024-09-21 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davi Milan , Glaúcio Simão Alves , Fabiane de Oliveira Lima Schwingel , Adilson Samuel Suzana Massoia , Fabíola de Fátima Andrade Frimaio , Lidiane da Silva Rocha de Souza , Fabiane de Oliveira Lima Schwingel , Sandra da Silva Germani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.