Dupla condição de altas habilidades/superdotação e algum transtorno mental: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10852

Resumo

Contextualizada na crescente preocupação em compreender as diversas facetas da saúde mental, a pesquisa busca preencher uma lacuna no conhecimento sobre as duplas condições, reconhecendo a importância de entender como altas habilidades/superdotação se relacionam com transtornos mentais. A problemática reside na escassez de estudos abordando essa interação complexa de maneira abrangente e integrada, o que limita a compreensão e o desenvolvimento de intervenções adequadas para indivíduos com duplas condições. Os objetivos da pesquisa incluem investigar os padrões de ocorrência de altas habilidades/superdotação em indivíduos com transtornos mentais, compreender os fatores de risco e proteção associados a essa dupla condição e identificar possíveis intervenções para melhorar o bem-estar desses indivíduos. Para alcançar esses objetivos, foi conduzida uma revisão bibliográfica e documental narrativa (eixo técnico), sob o paradigma neoperspectivista giftedeano (eixo epistemológico), com emprego do raciocínio hipotético-dedutivo (eixo lógico). Os resultados revelaram uma variedade de padrões e experiências relacionadas às duplas condições, destacando a importância de uma abordagem integrada e multidisciplinar para o manejo desses casos. Os principais achados destacaram a complexidade e a heterogeneidade das interações entre altas habilidades/superdotação e transtornos mentais, enfatizando a necessidade de uma abordagem personalizada e holística para o tratamento e suporte desses indivíduos.

Referências

AKHTAR, S. Comprehensive dictionary of psychoanalysis. Routledge, 2009.

AKISKAL, H. S. The temperamental borders of affective disorders. Journal of Affective Disorders, 41(1), 7-10, 1996.

American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC: American Psychiatric Publishing, 2013.

ANDREASEN, N. C. The validation of psychiatric diagnosis: New models and approaches. American Psychiatric Press, 1995.

BELSKY, J. Determinants of parenting: A process model. In D. Cicchetti & D. J. Cohen (Eds.), Developmental psychopathology: Vol. 3. Risk, disorder, and adaptation (2nd ed., pp. 38–85). John WILEY & SONS, 2006.

BLEULER, E. Dementia praecox oder Gruppe der Schizophrenien. Deuticke, 1991.

BREVIÁRIO, Á. G. do. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba: Appris, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. do. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, 2(4), 47-66, 2022. Recuperado de <https://periodicos.unimesvirtual.com.br/ index.php/gestaoenegocios/article/view/1067> em 27 de abril de 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. do. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In Anais do Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA, 2023 Recuperado de <https://convibra.org/publicacao/28304/> em 27 de abril de 2024.

BROWN, T. E. Attention deficit disorder: The unfocused mind in children and adults. Yale University Press, 2006.

CHESSICK, R. D. Borderline personality disorder: A clinical guide. American Psychiatric Pub, 2004.

CLARK, J. G. DSM-IV: Diagnostic and statistical manual of mental disorders. American Psychiatric Association, 1992.

DANIELS, S., & Piechowski, M. M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and the emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Great Potential Press, 1999.

DAVIS, G. A. Gifted children with learning disabilities: A review of the issues. Routledge, 2006.

DÉBORA, Regina Soares de Oliveira, et al. O método hipotético dedutivo no ensino fundamental: uma proposta prática para o ensino de Ciências Naturais no tema transpiração das plantas. Revista REAMEC, 6(Especial). ISSN: 2318-6674, 2018.

DSM-5: APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5a ed.). Porto Alegre: Artmed, 2014. Recuperado de <https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf> em 26 de abril de 2024.

FORNAZZARI, L., Sabri, R., Schwartz, M., & Lipp, M. Creativity and psychosis: An examination of the relationship in 56 writers. The Journal of the American Academy of Psychiatry and the Law, 36(1), 43-5, 2008.

GALLAGHER, S. Misdiagnosis and dual diagnoses of gifted children and adults: ADHD, bipolar, OCD, Asperger's, depression, and other disorders. Great Potential Press, 2014.

GARDNER, H. Multiple intelligences: The theory in practice. New York, NY: Basic Books, 1993.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social (5a ed.). São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa (5a ed.). São Paulo: Atlas, 2010.

GONZÁLEZ, Laura M.; JIMÉNEZ, María P. "Dual Exceptionalities: Navigating Giftedness and ADHD in Educational Contexts." Educational Psychology Quarterly, v. 9, n. 4, p. 212-230, 2022.

GUNDERSON, J. G. Borderline personality disorder: A clinical guide. American Psychiatric Pub., 2001.

JAMISON, K. R An unquiet mind: A memoir of moods and madness. Vintage, 1995.

KANT, I. Critique of Pure Reason. New York, NY: Penguin Classics, 1791.

KAPLAN, H. S. Disorders of sexual desire and other new concepts and techniques in sex therapy. New York, NY: Brunner/Mazel, 1995.

KAUFMAN, A. S. Kaufman brief intelligence test (2nd ed.). American Guidance Service, 2005.

KERNBERG, O. F. Borderline conditions and pathological narcissism. Jason Aronson, 1975

KERNBERG, O. F. Severe personality disorders: Psychotherapeutic strategies. Yale University Press, 1984.

KERR, B. A. A Survival Guide for Gifted Children. Great Potential Press, 1991.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997.

LINEHAN, M. M. Cognitive-Behavioral Treatment of Borderline Personality Disorder. Guilford press, 1993.

MARCONI, M. A., & LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica (5a ed.). São Paulo: Atlas, 2003.

MARCONI, M. A., & LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa (6a ed.). São Paulo: Atlas, 2007.

MARCONI, M. A., & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTÍNEZ-A. A., VIETA, E., Colom, F., Reinares, M., Benabarre, A., Gastó, C., & Salamero, M. Cognitive dysfunctions in bipolar disorder: Evidence of neuropsychological disturbances. Psychotherapy and Psychosomatics, 74(5), 255-262, 2005.

MARTYNIUK, J. The relation between giftedness and sleep disorders among children and adolescents: A systematic review. "Sleep Medicine Reviews", 38, 86-98, 2018

MILLON, T. Disorders of personality: Introducing a DSM/ICD spectrum from normal to abnormal. John Wiley & Sons, 2001.

MINDELL, J. A., & OWENS, J. A. A clinical guide to pediatric sleep: Diagnosis and management of sleep problems. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins, 2015.

MOON, S. M. The relationship between sleep quality and giftedness: A comparative study between gifted and average students. "Journal of Korean Academy of Nursing", 40(6), 870-877, 2010.

OLDHAM, J. M., & MORRIS, L. B. The new personality self-portrait: Why you think, work, love, and act the way you do. Bantam, 2014.

PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense Rio. 1973.

POPPER, K. A lógica da pesquisa científica (L. Hegenberg & O. S. da Mota, Trad.). São Paulo: Cultrix, 1972.

RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness: A developmental model for promoting creative productivity. In R. J. Sternberg & J. E. Davidson (Eds.), Conceptions of giftedness (pp. 53–92). New York, NY: Cambridge University Press, 1986.

ROAMA-A. R. J., & NAKANO, T. C. Dupla excepcionalidade: altas habilidades/superdotação nos transtornos neuropsiquiátricos e deficiências (1a ed.). São Paulo: Vetor Editora, 2021.

ROBINSON, N. M. Coping strategies and self-concepts of gifted adolescents with learning disabilities. In Handbook of Giftedness in Children: Psychoeducational Theory, Research, and Best Practices (pp. 412–431). Springer, 2008.

ROBINSON, N. M. Giftedness and attention deficit hyperactivity disorder. In S. I. Pfeiffer (Ed.), Handbook of giftedness in children: Psychoeducational theory, research, and best practices (pp. 531-544). Springer, 2008.

RODRIGUES, R. M. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.

ROSEN, R., & LEIBLUM, S. Principles and practice of sex therapy (5th ed.). New York, NY: Guilford Press, 2011.

SCHMIDT, U., Treasure, J., & Alexander, J. Management of eating disorders: A handbook for practitioners (2nd ed.). London, UK: Routledge, 2015.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico (23a ed.). São Paulo: Cortez, 2007.

SILVERMAN, L. K. Counseling the gifted and talented. Love Publishing Company, 1993.

SILVERMAN, L. K. Giftedness 101. Springer Publishing Company, 2012.

SILVERMAN, L. K. Upside-down brilliance: The visual-spatial learner. DeLeon Publishing, 2012.

SILVERMAN, L. K. Counseling the Gifted and Talented. Routledge, 2013.

SIMMONDS, A. The art of schizophrenia. Londres: Karnac Books, 2015.

STERNBERG, R. J. Intelligence. In R. J. Sternberg & J. L. Grigorenko (Eds.), The general factor of intelligence: How general is it? (pp. 38–54). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2005.

TANNENBAUM, A. Giftedness: A psychosocial approach. In N. Colangelo & R. T. Zaffrann (Eds.), New voices in counseling the gifted (pp. 81–99). Buffalo, NY: Trillium Press, 1983.

TERMAN, L. M. Terman's kids: The groundbreaking study of how the gifted grow up. American Psychological Association, 1954.

TREASURE, J., Claudino, A. M., & ZUCKER, N. Eating disorders. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2010.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

WEBB, J. T., Amend, E. R., & Webb, N. E. Misdiagnosis and dual diagnoses of gifted children and adults: ADHD, bipolar, OCD, Asperger’s, depression, and other disorders. Great Potential Press, 2007.

WEBB, J. T., Amend, E. R., Webb, N. E., & Goerss, J. Misdiagnosis and dual diagnoses of gifted children and adults: ADHD, bipolar, OCD, Asperger’s, depression, and other disorders (2nd ed.). Tucson, AZ: Great Potential Press, 2005.

WILLEMS, Marie; DE CLERCQ, Myriam. "The Intersection of Giftedness and ADHD: A Critical Review of the Literature and Implications for Practice." Journal of Advanced Education and Development, v. 14, n. 2, p. 45-62, 2023.

YAGER, J., e Andersen, A. E. Anorexia nervosa. New York, NY: Guilford Press, 2005.

https://www.scielo.br/j/tce/a/3dbSzZsVhz6L8kH97Bpf3YM/?format=pdf&lang=pt. Data de acesso: 8 dez. 2023.

SILVA, K.L. Promoção da saúde em espaços sociais da vida cotidiana. Tese (doutorado): UFMG, 2009. Disponível: https://enf.ufmg.br/pos/defesas/362D.PDF . Data de acesso: 24 nov. 2023.

SISDEPEN. Dados Estatísticos do Sistema Penitenciário 14º ciclo SISDEPEN - Período de referência: Janeiro a Junho de 2023. Secretaria Nacional de Políticas Penais, Brasília, Df. Disponível em: https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen/relatorios/relipen/relipen-1-semestre-de-2023.pdf. Data de acesso: 30 de Nov. de 2023.

ZANIN, E. J., & Oliveira, R. S. (2006). Penitenciárias privatizadas: educação e ressocialização. Práxis Educativa, 1(2), 39-48.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

Milan, D., Frimaio, F. de F. A., Breviário, Álaze G. do, Soares, T. de S., Sousa, F. E. V. de, Lucena, J. B., Ribeiro, G. A., & Ventura, L. C. L. (2024). Dupla condição de altas habilidades/superdotação e algum transtorno mental: uma revisão da literatura. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(3), 3851–3862. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10852

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)