Dupla condição de altas habilidades/superdotação e algum transtorno mental: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10852Resumo
Contextualizada na crescente preocupação em compreender as diversas facetas da saúde mental, a pesquisa busca preencher uma lacuna no conhecimento sobre as duplas condições, reconhecendo a importância de entender como altas habilidades/superdotação se relacionam com transtornos mentais. A problemática reside na escassez de estudos abordando essa interação complexa de maneira abrangente e integrada, o que limita a compreensão e o desenvolvimento de intervenções adequadas para indivíduos com duplas condições. Os objetivos da pesquisa incluem investigar os padrões de ocorrência de altas habilidades/superdotação em indivíduos com transtornos mentais, compreender os fatores de risco e proteção associados a essa dupla condição e identificar possíveis intervenções para melhorar o bem-estar desses indivíduos. Para alcançar esses objetivos, foi conduzida uma revisão bibliográfica e documental narrativa (eixo técnico), sob o paradigma neoperspectivista giftedeano (eixo epistemológico), com emprego do raciocínio hipotético-dedutivo (eixo lógico). Os resultados revelaram uma variedade de padrões e experiências relacionadas às duplas condições, destacando a importância de uma abordagem integrada e multidisciplinar para o manejo desses casos. Os principais achados destacaram a complexidade e a heterogeneidade das interações entre altas habilidades/superdotação e transtornos mentais, enfatizando a necessidade de uma abordagem personalizada e holística para o tratamento e suporte desses indivíduos.
Referências
AKHTAR, S. Comprehensive dictionary of psychoanalysis. Routledge, 2009.
AKISKAL, H. S. The temperamental borders of affective disorders. Journal of Affective Disorders, 41(1), 7-10, 1996.
American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC: American Psychiatric Publishing, 2013.
ANDREASEN, N. C. The validation of psychiatric diagnosis: New models and approaches. American Psychiatric Press, 1995.
BELSKY, J. Determinants of parenting: A process model. In D. Cicchetti & D. J. Cohen (Eds.), Developmental psychopathology: Vol. 3. Risk, disorder, and adaptation (2nd ed., pp. 38–85). John WILEY & SONS, 2006.
BLEULER, E. Dementia praecox oder Gruppe der Schizophrenien. Deuticke, 1991.
BREVIÁRIO, Á. G. do. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba: Appris, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. do. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, 2(4), 47-66, 2022. Recuperado de <https://periodicos.unimesvirtual.com.br/ index.php/gestaoenegocios/article/view/1067> em 27 de abril de 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. do. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In Anais do Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA, 2023 Recuperado de <https://convibra.org/publicacao/28304/> em 27 de abril de 2024.
BROWN, T. E. Attention deficit disorder: The unfocused mind in children and adults. Yale University Press, 2006.
CHESSICK, R. D. Borderline personality disorder: A clinical guide. American Psychiatric Pub, 2004.
CLARK, J. G. DSM-IV: Diagnostic and statistical manual of mental disorders. American Psychiatric Association, 1992.
DANIELS, S., & Piechowski, M. M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and the emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Great Potential Press, 1999.
DAVIS, G. A. Gifted children with learning disabilities: A review of the issues. Routledge, 2006.
DÉBORA, Regina Soares de Oliveira, et al. O método hipotético dedutivo no ensino fundamental: uma proposta prática para o ensino de Ciências Naturais no tema transpiração das plantas. Revista REAMEC, 6(Especial). ISSN: 2318-6674, 2018.
DSM-5: APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5a ed.). Porto Alegre: Artmed, 2014. Recuperado de <https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf> em 26 de abril de 2024.
FORNAZZARI, L., Sabri, R., Schwartz, M., & Lipp, M. Creativity and psychosis: An examination of the relationship in 56 writers. The Journal of the American Academy of Psychiatry and the Law, 36(1), 43-5, 2008.
GALLAGHER, S. Misdiagnosis and dual diagnoses of gifted children and adults: ADHD, bipolar, OCD, Asperger's, depression, and other disorders. Great Potential Press, 2014.
GARDNER, H. Multiple intelligences: The theory in practice. New York, NY: Basic Books, 1993.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social (5a ed.). São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa (5a ed.). São Paulo: Atlas, 2010.
GONZÁLEZ, Laura M.; JIMÉNEZ, María P. "Dual Exceptionalities: Navigating Giftedness and ADHD in Educational Contexts." Educational Psychology Quarterly, v. 9, n. 4, p. 212-230, 2022.
GUNDERSON, J. G. Borderline personality disorder: A clinical guide. American Psychiatric Pub., 2001.
JAMISON, K. R An unquiet mind: A memoir of moods and madness. Vintage, 1995.
KANT, I. Critique of Pure Reason. New York, NY: Penguin Classics, 1791.
KAPLAN, H. S. Disorders of sexual desire and other new concepts and techniques in sex therapy. New York, NY: Brunner/Mazel, 1995.
KAUFMAN, A. S. Kaufman brief intelligence test (2nd ed.). American Guidance Service, 2005.
KERNBERG, O. F. Borderline conditions and pathological narcissism. Jason Aronson, 1975
KERNBERG, O. F. Severe personality disorders: Psychotherapeutic strategies. Yale University Press, 1984.
KERR, B. A. A Survival Guide for Gifted Children. Great Potential Press, 1991.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997.
LINEHAN, M. M. Cognitive-Behavioral Treatment of Borderline Personality Disorder. Guilford press, 1993.
MARCONI, M. A., & LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica (5a ed.). São Paulo: Atlas, 2003.
MARCONI, M. A., & LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa (6a ed.). São Paulo: Atlas, 2007.
MARCONI, M. A., & LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTÍNEZ-A. A., VIETA, E., Colom, F., Reinares, M., Benabarre, A., Gastó, C., & Salamero, M. Cognitive dysfunctions in bipolar disorder: Evidence of neuropsychological disturbances. Psychotherapy and Psychosomatics, 74(5), 255-262, 2005.
MARTYNIUK, J. The relation between giftedness and sleep disorders among children and adolescents: A systematic review. "Sleep Medicine Reviews", 38, 86-98, 2018
MILLON, T. Disorders of personality: Introducing a DSM/ICD spectrum from normal to abnormal. John Wiley & Sons, 2001.
MINDELL, J. A., & OWENS, J. A. A clinical guide to pediatric sleep: Diagnosis and management of sleep problems. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins, 2015.
MOON, S. M. The relationship between sleep quality and giftedness: A comparative study between gifted and average students. "Journal of Korean Academy of Nursing", 40(6), 870-877, 2010.
OLDHAM, J. M., & MORRIS, L. B. The new personality self-portrait: Why you think, work, love, and act the way you do. Bantam, 2014.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense Rio. 1973.
POPPER, K. A lógica da pesquisa científica (L. Hegenberg & O. S. da Mota, Trad.). São Paulo: Cultrix, 1972.
RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness: A developmental model for promoting creative productivity. In R. J. Sternberg & J. E. Davidson (Eds.), Conceptions of giftedness (pp. 53–92). New York, NY: Cambridge University Press, 1986.
ROAMA-A. R. J., & NAKANO, T. C. Dupla excepcionalidade: altas habilidades/superdotação nos transtornos neuropsiquiátricos e deficiências (1a ed.). São Paulo: Vetor Editora, 2021.
ROBINSON, N. M. Coping strategies and self-concepts of gifted adolescents with learning disabilities. In Handbook of Giftedness in Children: Psychoeducational Theory, Research, and Best Practices (pp. 412–431). Springer, 2008.
ROBINSON, N. M. Giftedness and attention deficit hyperactivity disorder. In S. I. Pfeiffer (Ed.), Handbook of giftedness in children: Psychoeducational theory, research, and best practices (pp. 531-544). Springer, 2008.
RODRIGUES, R. M. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.
ROSEN, R., & LEIBLUM, S. Principles and practice of sex therapy (5th ed.). New York, NY: Guilford Press, 2011.
SCHMIDT, U., Treasure, J., & Alexander, J. Management of eating disorders: A handbook for practitioners (2nd ed.). London, UK: Routledge, 2015.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico (23a ed.). São Paulo: Cortez, 2007.
SILVERMAN, L. K. Counseling the gifted and talented. Love Publishing Company, 1993.
SILVERMAN, L. K. Giftedness 101. Springer Publishing Company, 2012.
SILVERMAN, L. K. Upside-down brilliance: The visual-spatial learner. DeLeon Publishing, 2012.
SILVERMAN, L. K. Counseling the Gifted and Talented. Routledge, 2013.
SIMMONDS, A. The art of schizophrenia. Londres: Karnac Books, 2015.
STERNBERG, R. J. Intelligence. In R. J. Sternberg & J. L. Grigorenko (Eds.), The general factor of intelligence: How general is it? (pp. 38–54). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2005.
TANNENBAUM, A. Giftedness: A psychosocial approach. In N. Colangelo & R. T. Zaffrann (Eds.), New voices in counseling the gifted (pp. 81–99). Buffalo, NY: Trillium Press, 1983.
TERMAN, L. M. Terman's kids: The groundbreaking study of how the gifted grow up. American Psychological Association, 1954.
TREASURE, J., Claudino, A. M., & ZUCKER, N. Eating disorders. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2010.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
WEBB, J. T., Amend, E. R., & Webb, N. E. Misdiagnosis and dual diagnoses of gifted children and adults: ADHD, bipolar, OCD, Asperger’s, depression, and other disorders. Great Potential Press, 2007.
WEBB, J. T., Amend, E. R., Webb, N. E., & Goerss, J. Misdiagnosis and dual diagnoses of gifted children and adults: ADHD, bipolar, OCD, Asperger’s, depression, and other disorders (2nd ed.). Tucson, AZ: Great Potential Press, 2005.
WILLEMS, Marie; DE CLERCQ, Myriam. "The Intersection of Giftedness and ADHD: A Critical Review of the Literature and Implications for Practice." Journal of Advanced Education and Development, v. 14, n. 2, p. 45-62, 2023.
YAGER, J., e Andersen, A. E. Anorexia nervosa. New York, NY: Guilford Press, 2005.
https://www.scielo.br/j/tce/a/3dbSzZsVhz6L8kH97Bpf3YM/?format=pdf&lang=pt. Data de acesso: 8 dez. 2023.
SILVA, K.L. Promoção da saúde em espaços sociais da vida cotidiana. Tese (doutorado): UFMG, 2009. Disponível: https://enf.ufmg.br/pos/defesas/362D.PDF . Data de acesso: 24 nov. 2023.
SISDEPEN. Dados Estatísticos do Sistema Penitenciário 14º ciclo SISDEPEN - Período de referência: Janeiro a Junho de 2023. Secretaria Nacional de Políticas Penais, Brasília, Df. Disponível em: https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen/relatorios/relipen/relipen-1-semestre-de-2023.pdf. Data de acesso: 30 de Nov. de 2023.
ZANIN, E. J., & Oliveira, R. S. (2006). Penitenciárias privatizadas: educação e ressocialização. Práxis Educativa, 1(2), 39-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davi Milan, Fabíola de Fátima Andrade Frimaio, Álaze Gabriel do Breviário, Tainara de Sousa Soares, Francisco Eric Vale de Sousa, João Batista Lucena, Gilberto Arbués Ribeiro, Luiz Claudio Locatelli Ventura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.