Dupla condição de altas habilidades/superdotação e algum transtorno mental: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10852Abstract
Contextualizada na crescente preocupação em compreender as diversas facetas da saúde mental, a pesquisa busca preencher uma lacuna no conhecimento sobre as duplas condições, reconhecendo a importância de entender como altas habilidades/superdotação se relacionam com transtornos mentais. A problemática reside na escassez de estudos abordando essa interação complexa de maneira abrangente e integrada, o que limita a compreensão e o desenvolvimento de intervenções adequadas para indivíduos com duplas condições. Os objetivos da pesquisa incluem investigar os padrões de ocorrência de altas habilidades/superdotação em indivíduos com transtornos mentais, compreender os fatores de risco e proteção associados a essa dupla condição e identificar possíveis intervenções para melhorar o bem-estar desses indivíduos. Para alcançar esses objetivos, foi conduzida uma revisão bibliográfica e documental narrativa (eixo técnico), sob o paradigma neoperspectivista giftedeano (eixo epistemológico), com emprego do raciocínio hipotético-dedutivo (eixo lógico). Os resultados revelaram uma variedade de padrões e experiências relacionadas às duplas condições, destacando a importância de uma abordagem integrada e multidisciplinar para o manejo desses casos. Os principais achados destacaram a complexidade e a heterogeneidade das interações entre altas habilidades/superdotação e transtornos mentais, enfatizando a necessidade de uma abordagem personalizada e holística para o tratamento e suporte desses indivíduos.
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