Fundamentos em direitos humanos: a construção de uma educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11076Palavras-chave:
Educação, Direitos Humanos, DocênciaResumo
Este estudo aborda a importância da educação em Direitos Humanos na escola, destacando seu papel como promotora da cultura de direitos fundamentais. O objetivo da pesquisa é analisar o compromisso docente na formação para os Direitos Humanos, enfatizando a necessidade de uma abordagem transversal dessa temática ao longo do currículo escolar. A metodologia utilizada é uma revisão de literatura, com foco no levantamento e análise de produções acadêmicas sobre o papel político e pedagógico do professor na educação para, nos e em Direitos Humanos. Os resultados indicam que, embora a educação em Direitos Humanos esteja presente em documentos nacionais e internacionais, sua compreensão e concretização no ambiente escolar ainda são limitadas, principalmente pela falta de políticas de formação e apoio pedagógico específicos para os docentes. Concluímos que há uma urgência em assegurar o compromisso docente na promoção de uma educação voltada para os Direitos Humanos, visando não apenas à compreensão desses direitos, mas também à sua prática efetiva no cotidiano escolar e na formação cidadã dos alunos.
Referências
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Grupo Editorial Nacional, 2004.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 05
nov. 2024.
CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. Educação em direitos humanos: concepções e metodologias. In: FERREIRA, L. F. G.; ZENAIDE, M. N. T.; DIAS, A. A. (Org.). Direitos humanos na educação superior: subsídios para a educação em direitos humanos na Pedagogia. João Pessoa: UFPB, 2010. p. 113-138.
FERREIRA FILHO, Manuel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2010.
HADDAD, S.; GRACIANO, M. A educação entre os direitos humanos. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Ação Educativa, 2006.
HOTMA, Siregar; VINNA, Dinda; KEMALA. Citizenship education as legal education in schools. Journal of Research, 2023. DOI: 10.56495/ejr.v2i1.319.
LEE, Jerome; FAIZA, Hyder; YAQUB, Hilal; KISBY, B. A systematic literature review of research examining the impact of citizenship education on active citizenship outcomes. The Review of Education, 2024. DOI: 10.1002/rev3.3472.
MONTEIRO, Agostinho dos Reis. O pão do direito à educação. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 84, p. 763-789, setembro 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v24n84/a03v2484.pdf. Acesso em: 05 nov. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos do Homem. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/human-rights/universal-declaration/translations/portuguese?LangID=por. Acesso em: 05 nov. 2024.
RALPH, Leighton. Citizenship education. 2024. DOI: 10.4337/9781800880467.ch67.
TOWNSEND, A.; PETERSON, A. Citizenship and education. 2024. DOI: 10.4337/9781800880467.ch38.
TRINDADE, Antonio Augusto Cançado. A proteção internacional dos direitos humanos:fundamentos jurídicos e instrumentos básicos. São Paulo: Saraiva, 1991.
WEIS, Carlos. Direitos humanos contemporâneos. São Paulo: Malheiros, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davi Milan, Adriano Ricardo de Campos, Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes Moreira, Arlindo Gomes de Paula, Antonio Fluminhan, Maria Aparecida Fernandes, Fabíola de Fátima Andrade Frimaio, Alessandra Maria Sabatine Zambone
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.