Fundamentos em direitos humanos: a construção de uma educação para a cidadania

Autores

  • Davi Milan Mestrando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Adriano Ricardo de Campos Mestrando pela UNIRIOS
  • Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes Moreira Mestranda em Relações Internacionais Universidade Federal do ABC
  • Arlindo Gomes de Paula Mestrando em Ciências da Educação Universidad Europea del Atlântico
  • Antonio Fluminhan Doutor em Genética pelo Universidade Estadual Paulista
  • Maria Aparecida Fernandes Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento pelo UNINTER
  • Fabíola de Fátima Andrade Frimaio Doutora em Educação Universidade Metodista de São Paulo
  • Alessandra Maria Sabatine Zambone Doutora em Direito do Consumidor e Direito da Família pela Faculdade Metropolitana de Santos

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11076

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Docência

Resumo

Este estudo aborda a importância da educação em Direitos Humanos na escola, destacando seu papel como promotora da cultura de direitos fundamentais. O objetivo da pesquisa é analisar o compromisso docente na formação para os Direitos Humanos, enfatizando a necessidade de uma abordagem transversal dessa temática ao longo do currículo escolar. A metodologia utilizada é uma revisão de literatura, com foco no levantamento e análise de produções acadêmicas sobre o papel político e pedagógico do professor na educação para, nos e em Direitos Humanos. Os resultados indicam que, embora a educação em Direitos Humanos esteja presente em documentos nacionais e internacionais, sua compreensão e concretização no ambiente escolar ainda são limitadas, principalmente pela falta de políticas de formação e apoio pedagógico específicos para os docentes. Concluímos que há uma urgência em assegurar o compromisso docente na promoção de uma educação voltada para os Direitos Humanos, visando não apenas à compreensão desses direitos, mas também à sua prática efetiva no cotidiano escolar e na formação cidadã dos alunos.

Referências

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Grupo Editorial Nacional, 2004.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 05

nov. 2024.

CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. Educação em direitos humanos: concepções e metodologias. In: FERREIRA, L. F. G.; ZENAIDE, M. N. T.; DIAS, A. A. (Org.). Direitos humanos na educação superior: subsídios para a educação em direitos humanos na Pedagogia. João Pessoa: UFPB, 2010. p. 113-138.

FERREIRA FILHO, Manuel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2010.

HADDAD, S.; GRACIANO, M. A educação entre os direitos humanos. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Ação Educativa, 2006.

HOTMA, Siregar; VINNA, Dinda; KEMALA. Citizenship education as legal education in schools. Journal of Research, 2023. DOI: 10.56495/ejr.v2i1.319.

LEE, Jerome; FAIZA, Hyder; YAQUB, Hilal; KISBY, B. A systematic literature review of research examining the impact of citizenship education on active citizenship outcomes. The Review of Education, 2024. DOI: 10.1002/rev3.3472.

MONTEIRO, Agostinho dos Reis. O pão do direito à educação. In: Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 84, p. 763-789, setembro 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v24n84/a03v2484.pdf. Acesso em: 05 nov. 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos do Homem. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/human-rights/universal-declaration/translations/portuguese?LangID=por. Acesso em: 05 nov. 2024.

RALPH, Leighton. Citizenship education. 2024. DOI: 10.4337/9781800880467.ch67.

TOWNSEND, A.; PETERSON, A. Citizenship and education. 2024. DOI: 10.4337/9781800880467.ch38.

TRINDADE, Antonio Augusto Cançado. A proteção internacional dos direitos humanos:fundamentos jurídicos e instrumentos básicos. São Paulo: Saraiva, 1991.

WEIS, Carlos. Direitos humanos contemporâneos. São Paulo: Malheiros, 1999.

Downloads

Publicado

2024-11-10

Como Citar

Milan, D., Campos, A. R. de, Moreira, A. R. de C. V. de M., Paula, A. G. de, Fluminhan, A., Fernandes, M. A., Frimaio, F. de F. A., & Zambone, A. M. S. (2024). Fundamentos em direitos humanos: a construção de uma educação para a cidadania. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(4), 4271–4275. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11076

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)