O pedagogo em meio aos avanços da profissão nos dias atuais da educação 4.0

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10989

Palabras clave:

Educação; Tecnologia; Transformação; Pedagogo.

Resumen

A educação passou por uma transformação significativa nos últimos anos, principalmente com o advento da Educação 4.0, esta nova era da educação é caracterizada pela integração da tecnologia, aprendizagem personalizada e desenvolvimento de novas estratégias de ensino. Com isso, o papel do pedagogo também evoluiu, exigindo dos educadores uma adaptação aos novos métodos e tecnologias de ensino. O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e inovações enfrentados pelo pedagogo no contexto da Educação 4.0, caracterizada pela integração de tecnologias digitais e o desenvolvimento de estratégias de ensino personalizadas. O método utilizado é de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisas em bases de dados acadêmicas, como Google Acadêmico e SciELO, com ênfase em artigos, monografias e livros que tratam do tema central do estudo. Os procedimentos de análise de dados basearam-se em uma leitura crítica e interpretativa das fontes coletadas, com o objetivo de identificar tendências e lacunas na literatura que discute o papel do pedagogo na era digital. O perfil dos dados primários foi composto de artigos e estudos acadêmicos recentes que discutem a prática pedagógica na Educação 4.0. Já os dados secundários foram extraídos de livros e pesquisas consolidadas sobre o tema. A Educação 4.0 é impulsionada pela necessidade de preparar os alunos para as demandas do século XXI, incluindo a capacidade de pensar criticamente, colaborar e se comunicar eficazmente.

Citas

FAVA, Rui. Educação 3.0. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

GABRIEL, Martha. Educar a revolução digital na educação. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na era digital: A Escola Educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1994.

Publicado

2024-09-21

Cómo citar

Milan , D., Alves , G. S., Monteiro, G. V. de C., Pauxis, I. de C. P. A., Luz, R. H. da, Souza, L. da S. R. de, Ferreira, L. C. . C., & Cipriano, M. A. (2024). O pedagogo em meio aos avanços da profissão nos dias atuais da educação 4.0. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(3), 4002–4006. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10989

Artículos más leídos del mismo autor/a