O papel professor na transformação da prática educativa inclusiva e a matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11257

Palavras-chave:

Personalização Educacional Matemática; Inclusão e Equidade; Transformação Pedagógica; Educação Contemporânea; Tecnologia Educacional.

Resumo

Esta pesquisa aborda a transformação das práticas educativas contemporâneas no ensino da matemática, com foco na personalização do ensino, na inclusão educacional e no papel transformador do professor. Contextualizada nas demandas crescentes por inovação e equidade na educação, a pesquisa investiga como os professores podem adaptar suas práticas pedagógicas para tornar o ensino da matemática mais acessível, significativo e eficaz para diferentes perfis de alunos. A problemática central envolve a necessidade de compreender e implementar abordagens pedagógicas que promovam uma educação matemática inclusiva e personalizada, alicerçada na utilização crítica das tecnologias digitais e metodologias ativas. O objetivo geral foi analisar como as práticas educativas podem ser transformadas para atender às necessidades dos alunos em um contexto dinâmico e diversificado, especialmente no ensino da matemática, disciplina frequentemente associada a dificuldades de aprendizagem e resistência por parte dos estudantes. Foram empregados o paradigma neoperspectivista giftedeano, que integra verdades objetivas e subjetivas, o método hipotético-dedutivo, que orientou a formulação e teste de hipóteses, e a Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa (RBDN) para a coleta e análise de dados. Os principais achados indicam que o uso da tecnologia pode personalizar o ensino da matemática, favorecendo o desenvolvimento do pensamento lógico e a resolução de problemas; que a inclusão educacional melhora o desempenho dos alunos ao oferecer suporte diferenciado e estratégias adaptativas; e que o papel do professor é crucial para essa transformação, mediando o conhecimento matemático e criando ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativos. As lacunas incluem a necessidade de maior formação de professores em tecnologias educacionais aplicadas ao ensino da matemática e estudos longitudinais sobre o impacto dessas práticas no aprendizado dos alunos. As contribuições teóricas, empíricas e metodológicas enriquecem o campo educacional, oferecendo insights valiosos para a prática pedagógica da matemática e para futuras pesquisas. O estudo agrega valor à educação, à ciência e à sociedade, promovendo um ensino matemático mais equitativo e adaptado às demandas do século XXI.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DARLING-HAMMOND, L. Empowered Educators: How High-Performing Systems Shape Teaching Quality Around the World. San Francisco: Jossey-Bass, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FULLAN, M. The New Meaning of Educational Change. New York: Teachers College Press, 2020.

GERRING, J. Case Study Research: Principles and Practices. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

MILAN, D. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório de La Economia Latinoamericana, v. 22, n. 6, p. 1-19, 2024. DOI: 0.55905/oelv22n6-130.

MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: Novos Desafios e Como Chegar Lá. Campinas: Papirus, 2015.

POPPER, K. R. The Logic of Scientific Discovery. London: Routledge, 1934.

SELWYN, N. Education and Technology: Key Issues and Debates. London: Bloomsbury Academic, 2016.

SELWYN, N. Education and Technology: Key Issues and Debates. London: Bloomsbury Academic, 2016.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

RODRIGUES, Thiago Donda. Educação matemática inclusiva. Interfaces da educação, v. 1, n. 3, p. 84-92, 2015.

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Educação matemática inclusiva: adaptação x construção. REIN-Revista Educação Inclusiva, v. 1, n. 1, p. 78-95, 2017.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 1996.

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Milan, D., Mendes Araújo, M. P., Alves, M. C. C., Raiol, K. C. da S., & Silva, M. T. P. da. (2025). O papel professor na transformação da prática educativa inclusiva e a matemática. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 296–304. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11257

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>