A democratização da gestão escolar e o uso das metodologias ativas na educação: perspectivas e desafios para a educação pública brasileira

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DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11258

Resumo

Esta pesquisa aborda a interação entre gestão democrática e metodologias ativas na educação pública brasileira, explorando como essas práticas podem ser integradas para melhorar a qualidade do ensino. No contexto da educação pública, onde desafios como falta de infraestrutura e resistência à mudança são prevalentes, a implementação dessas práticas enfrenta obstáculos significativos. A problemática central é como essas abordagens podem ser eficazmente combinadas para transformar o ambiente escolar. O objetivo geral foi analisar as condições para essa integração e seus impactos no desempenho escolar. A pesquisa adotou o paradigma neoperspectivista giftedeano, que valoriza a coexistência de verdades objetivas e subjetivas, utilizando o método hipotético-dedutivo para formular e testar hipóteses. A Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa (RBDN) foi conduzida para contextualizar e fundamentar teoricamente o estudo. Os principais achados indicam que a gestão democrática facilita a implementação das metodologias ativas, resultando em melhores resultados educacionais. No entanto, foram identificadas lacunas, como a necessidade de maior infraestrutura e capacitação docente. As contribuições teóricas incluem a articulação entre os conceitos de gestão democrática e metodologias ativas; empiricamente, a pesquisa evidencia o potencial dessas práticas na redução das desigualdades educacionais; metodologicamente, a combinação de abordagens mostrou-se eficaz. O valor agregado estende-se à área da educação, à ciência, à pós-graduação e à sociedade, oferecendo insights práticos e teóricos para a melhoria da educação pública.

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Publicado

2025-03-10

Como Citar

Frimaio, F. de F. A., Schon, G., Arruda, C. D. A., Silva, L. F. R. da, Mota, C. da S., Luz e Silva, S. G., Raiol, K. C. da S., & Leão, R. D. C. (2025). A democratização da gestão escolar e o uso das metodologias ativas na educação: perspectivas e desafios para a educação pública brasileira. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 305–313. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11258

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