A função social da educação: desafios e perspectivas na sociedade contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11259

Resumo

Esta pesquisa investigou a função social da escola na sociedade contemporânea, analisando a tensão entre sua capacidade de promover a justiça social e sua tendência a reproduzir desigualdades. O estudo contextualiza a escola como um espaço ambíguo, onde coexistem forças emancipatórias e reprodutivas. A problemática centra-se na necessidade de compreender como a escola pode cumprir seu papel de promover a inclusão e formar cidadãos críticos em um contexto de políticas educacionais neoliberais. O objetivo geral foi analisar essa função social, considerando as complexidades e desafios atuais. A pesquisa adotou o paradigma neoperspectivista gifedeano, que reconhece a coexistência de verdades objetivas e subjetivas, e empregou o método hipotético-dedutivo para testar hipóteses derivadas dessa abordagem. A condução da Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa (RBDN) permitiu uma análise profunda das políticas educacionais e práticas pedagógicas. Os principais achados incluem a confirmação da ambiguidade da função social da escola e o impacto das políticas neoliberais na educação, além da importância de práticas pedagógicas críticas. As lacunas encontradas sugerem a necessidade de mais pesquisas sobre a implementação de uma educação para a cidadania crítica. As contribuições teóricas, empíricas e metodológicas agregam valor à ciência educacional, proporcionando insights para o desenvolvimento de práticas educacionais mais inclusivas e políticas públicas que promovam a justiça social. A pesquisa, portanto, enriquece o debate acadêmico e oferece diretrizes práticas para a educação contemporânea.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2016.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theories and Methods. 5. ed. Boston: Pearson, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Senado Federal, 1996.

CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 4. ed. Nova York: SAGE, 2021.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The SAGE Handbook of Qualitative Research. 5. ed. Thousand Oaks: SAGE, 2018.

DEWEY, J. Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. 3. ed. Nova York: Macmillan, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GIDDENS, A. The Consequences of Modernity. 2. ed. Stanford: Stanford University Press, 2020.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HALL, S. Cultural Representations and Signifying Practices. 5. ed. Londres: SAGE, 2022.

JONASSEN, D. H. Learning to Solve Problems: A Handbook for Designing Problem-Solving Learning Environments. 2. ed. Nova York: Routledge, 2014.

LAKATOS, I. The Methodology of Scientific Research Programmes: Philosophical Papers. 1. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.

LÜCK, H. Gestão Escolar e Qualidade do Ensino: A Participação Coletiva no Cotidiano Escolar. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

MELO, R. S.; SILVA, F. A. Metodologias Ativas e Educação Pública: Desafios e Possibilidades. São Paulo: Cortez, 2022.

MILAN, D. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório de La Economia Latinoamericana, v. 22, n. 6, p. 1-19, 2024. DOI: 0.55905/oelv22n6-130.

MORAN, J. M. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2018.

OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, V. L. Democracia na Escola: Reflexões sobre a Gestão Democrática no Contexto Brasileiro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020.

POPPER, K. R. The Logic of Scientific Discovery. 5. ed. Londres: Routledge, 2008.

RUMRILL, P. D.; FITZGERALD, S. M. Using Narrative Literature Reviews to Build a Scientific Knowledge Base. Work, v. 16, n. 2, p. 165-170, 2001.

SANTOS, M. L.; OLIVEIRA, P. C. Educação e Gestão Democrática: Desafios na Implementação no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2021.

WEBSTER, J.; WATSON, R. T. Analyzing the Past to Prepare for the Future: Writing a Literature Review. MIS Quarterly, v. 26, n. 2, p. 13-23, 2002.

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Frimaio, F. de F. A., Schon, G., Arruda, C. D. A., Raiol, K. C. da S., Silva, M. T. P. da, Paula, A. G. de, Cruz, J. de M., & Leão, R. D. C. (2025). A função social da educação: desafios e perspectivas na sociedade contemporânea. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 314–322. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11259

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>