A contribuição das metodologias ativas no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educacionais especiais: práticas inclusivas na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11325

Palavras-chave:

Inclusão, Metodologias Ativas, Educação Especial, Ensino Fundamental, Competências

Resumo

O tema desta pesquisa concentra-se na adaptação e implementação de metodologias ativas em turmas inclusivas, visando à promoção da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental. A investigação propõe explorar a interseção entre a educação especial e inclusiva e a aplicação de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a gamificação. O objetivo central é analisar como essas metodologias podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas desses alunos, promovendo não apenas sua inclusão, mas também o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais. A questão problematizadora central é: Como as metodologias ativas podem ser adaptadas para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental? Metodologicamente, a pesquisa adota o paradigma neoperceptivista gifedeano, utilizando o método hipotético-dedutivo para a formulação e verificação de hipóteses. A condução da pesquisa se dá por meio de uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa, analisando fontes primárias e secundárias relacionadas à temática.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Paula, A. G. de, Santos, A. da C. L. dos, Raiol, K. C. da S., Silva, L. F. R. da, Borges, E. S. S., Arruda, C. D. A., Schon, G., & Frimaio, F. de F. A. (2025). A contribuição das metodologias ativas no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educacionais especiais: práticas inclusivas na educação básica. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(2), 489–494. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11325

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