A contribuição das metodologias ativas no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educacionais especiais: práticas inclusivas na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i2.11325Palavras-chave:
Inclusão, Metodologias Ativas, Educação Especial, Ensino Fundamental, CompetênciasResumo
O tema desta pesquisa concentra-se na adaptação e implementação de metodologias ativas em turmas inclusivas, visando à promoção da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental. A investigação propõe explorar a interseção entre a educação especial e inclusiva e a aplicação de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a gamificação. O objetivo central é analisar como essas metodologias podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas desses alunos, promovendo não apenas sua inclusão, mas também o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais. A questão problematizadora central é: Como as metodologias ativas podem ser adaptadas para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental? Metodologicamente, a pesquisa adota o paradigma neoperceptivista gifedeano, utilizando o método hipotético-dedutivo para a formulação e verificação de hipóteses. A condução da pesquisa se dá por meio de uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa, analisando fontes primárias e secundárias relacionadas à temática.
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