Uma análise sobre a assistência educacional no sistema carcerário paraibano
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11097Palavras-chave:
Ressocialização; Sistema Prisional; Assistência educacional.Resumo
O presente artigo, com embasamento na metodologia bibliográfica, tem como objetivo abordar sobre a ressocialização dos apenados tanto no âmbito geral do Brasil, quanto na especificidade da Paraíba, com ênfase no âmbito educacional. A ressocialização vem de muitas décadas, cada sistema prisional anterior que o Brasil teve foi evoluindo na busca para uma maior reintegração dos presos na sociedade, logo depois do seu efetivo cumprimento de pena, pois tem como o objetivo trazer de volta o convívio do indivíduo na sua comunidade, após o seu cárcere. Uma das principais questões que o artigo abordará como um método para a concretização mais efetiva da ressocialização é no âmbito educacional, visto que através desse sistema, os detentos terão um maior desenvolvimento, capacitação e visão de futuro; buscando assim o seu desenvolvimento pessoal e profissional, logo após incitando uma melhoria na sua qualidade de vida de uma forma lícita, contribuindo, assim com o aprimoramento da sociedade, sendo um indivíduo proativo no sistema social. Por fim, esse artigo vai esclarecer as dificuldades na implementação de métodos ressocializadores e políticas sociais, observará fatos e dados reais sobre o atual sistema prisional, e se atentará sobre quais mudanças serão necessárias para uma maior efetivação da reintegração.
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