Perspectiva sociocultural e inclusão educacional de estudantes atípicos e a formação de professores no contexto contemporâneo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11047

Keywords:

Prospettiva socio-culturale; formazione degli insegnanti; inclusione scolastica.

Abstract

Questo studio teorico-dialogico analizza la formazione degli insegnanti nel contesto educativo contemporaneo da una prospettiva socio-culturale. L'obiettivo della ricerca è proporre un approccio alla formazione degli insegnanti basato sulla definizione di obiettivi, modelli, modalità e contenuti che promuovano una pratica collegiale, democratica e cooperativa tra gli attori coinvolti. Il metodo utilizzato comprende una rassegna bibliografica e l'analisi di testi chiave di autori come Aguiar (2000), Freitas (2002) e Scheibe (2007), nonché una riflessione sull'interattività tra insegnanti e studenti, basata sul pensiero transdisciplinare di Morin (2000). I risultati indicano che, nonostante le incertezze e le variabili che circondano le qualifiche di insegnamento, l'approccio socioculturale contribuisce all'organizzazione del curriculum, promuovendo interazioni che arricchiscono la pratica didattica. La conclusione evidenzia l'importanza di valorizzare il ruolo sociale degli insegnanti e di riorganizzare gli spazi educativi come elementi essenziali per sviluppare una formazione degli insegnanti in linea con le esigenze sociali e culturali contemporanee.

References

ALMEIDA, L. S. (1996). Cognição e aprendizagem: como a sua aproximação Conceptual pode favorecer o desempenho cognitivo e a realização escolar. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, I (1), 17-32.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

AGUIAR, M. A. Os institutos superiores de educação: uma das faces da reforma Educacional no Brasil. In: SGUISSARDI, V. (Org.). Educação superior — velhos e novos Desafios. São Paulo: Editora Xamã, 2000 COSME, ser professor: A acção docente como uma acção de interlocução Qualificada Porto: LivPsic,2009.

FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre Projetos de formação. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 80, ago., 2002.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1997.

----------------------. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ed. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

-------------------------. A educação na cidade. São Paulo: Cortes, 1991.

-------------------------. Educação como prática para liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

-----------------------. Educação e mudança. Petrópolis: Vozes, 1984.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis, 1993.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil. Características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31 no. 113. Campinas: São Paulo, outubro-dez 2010.

__________, Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva.2011.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 26ª ed. Porto Alegre: Mediação; 2006.

__________, Pontos & Contra Pontos: do pensar ao agir em avaliação. 9ª ed. Porto Alegre: Mediação; 2005

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

KENSKI, V. M. Educação e Comunicação: interconexões e convergências. In: Educação e Sociedade. No. 104, vol. 29. Campinas: CEDES/Ed. Cortez, 2008.

MORAN, J. M. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:Cortez ,2000

MORIN, E. Cabeça bem feita. São Paulo, Bertrand Brasil, 2000

NONATO, E. do R. S. Novas tecnologias, educação e Contemporaneidade. Práxis Educativa, v. 1, n. 1, p. 77-86, 2006.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992

OLIVEIRA, I. de A. de; Saberes, imaginários e representações na educação especial: a problemática ética da “diferença” e da exclusão social. 2e. Petrópolis: RJ: Vozes, 2005.

PERRENOUD, P. Avaliação: Da excelência à regularização das aprendizagens – Entre duas lógicas – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999

ROSA, R. O potencial educativo das TIC’s no ensino superior: uma revisão siste mática. 2013. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade de Uberaba. Uberaba/MG, 2013.

RODRIGUES, M. Educação emocional positiva –ed.rev.amp. Novo Hamburgo sinopyis,2015.

SOUZA,A.T.C; FREITAS, M.C.M.A.A. A interferência da inteligência emocional nas práxis do professor, UniEVANFELICA.2016

SARAIVA, A. C. L. C. Representações sociais da aprendizagem docente de professores universitários em suas trajetórias de formação. 2005. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2005; Educação e Sociedade. No. 104, vol. 29. Campinas: CEDES/Ed.Cortez, 2008.

SCHEIBE, L. Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma solução negociada. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. V. 13, n.1.Porto Alegre, maio/ago, 2007.

SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997

Published

2024-10-19 — Updated on 2024-10-19

Versions

How to Cite

Paula , A. G. de, Ferreira , L. C. C., Cipriano , M. A., Luz , A. A. da, Frimaio, F. de F. A., Nascimento , R. D. P. do, Ferreira, L. G. N. de R. B., & Milan , D. (2024). Perspectiva sociocultural e inclusão educacional de estudantes atípicos e a formação de professores no contexto contemporâneo. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(4), 4156–4165. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11047

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>