Esta es un versión antigua publicada el 2024-10-08. Consulte la versión más reciente.

A importância do ambiente escolar inclusivo para o desenvolvimento social e emocional dos alunos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11020

Palabras clave:

School; Diversity; Inclusion.

Resumen

A inclusão escolar é um princípio fundamental que visa garantir o direito à educação de todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais ou emocionais. No contexto do ensino médio, a criação de um ambiente escolar inclusivo é crucial para o desenvolvimento integral dos estudantes, não apenas em termos acadêmicos, mas também sociais e emocionais. Este artigo tem como objetivo investigar a importância do ambiente escolar inclusivo no desenvolvimento social e emocional dos alunos, com ênfase no ensino médio. Busca-se compreender como práticas inclusivas podem contribuir para a formação de indivíduos mais empáticos, resilientes e socialmente integrados.  Como um ambiente escolar inclusivo influencia o desenvolvimento social e emocional dos alunos no ensino médio?  A metodologia adotada para este estudo é a revisão bibliográfica. Foram analisados artigos científicos, livros, teses e outros documentos relevantes sobre a inclusão escolar e seu impacto no desenvolvimento social e emocional dos alunos. A pesquisa bibliográfica permite uma compreensão ampla e profunda do tema, além de possibilitar a identificação de diferentes perspectivas e abordagens teóricas. A criação de um ambiente escolar inclusivo é essencial para o desenvolvimento social e emocional dos alunos no ensino médio. Este estudo, baseado em revisão bibliográfica, ressalta que práticas inclusivas não apenas promovem a equidade educacional, mas também preparam os alunos para uma convivência harmoniosa e produtiva na sociedade. Políticas educacionais e práticas pedagógicas devem, portanto, ser constantemente revisadas e aprimoradas para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de desenvolver plenamente seu potencial social e emocional.

Citas

AINSCOW, M., Dyson, A., & Weiner, S. From exclusion to inclusion: ways of responding in schools to students with special educational needs. International Journal of Inclusive Education, 17(4), 381-396, 2013.

BOOTH, T. AINSCOW, M. Index for Inclusion: Developing Learning and Participation in Schools. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education, 2002.

BREVIÁRIO, Á. G. Os Três Pilares da Metodologia da Pesquisa Científica: O Estado da Arte. Curitiba: Appris, 2021.

DURLAK, J. A. et al. O impacto da melhoria da aprendizagem social e emocional dos alunos: Uma meta-análise de intervenções universais baseadas na escola. Desenvolvimento infantil, v. 82, n. 1, p. 405-432, 2011.

ELIAS, M. J. et al. Promoting Social and Emotional Learning: Guidelines for Educators. Alexandria: ASCD, 1997

HIGGINS, J. P. T.; GREEN, S. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Chichester: John Wiley & Son, 2011

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012

LADNER, R. E. Design for User Empowerment. interactions, v. 22, n. 2, p. 24-29, 2015.

LAKATOS, I. A metodologia das pesquisas científicas. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2010.

LIMA, M. F.; MENDES, E. G. Diversidade na escola: estratégias para a inclusão educacional. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.

LOREMAN, T., DEPPELER, J., e HARVEY, D. Inclusive Education: A Practical Guide to Supporting Diversity in the Classroom. Routledge, 2013.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2015.

MASTEN, A. S.; COATSWORTH, J. Douglas. The development of competence in favorable and unfavorable environments: Lessons from research on successful children. American Psychologist, v. 53, n. 2, p. 205-220, 1998.

MERRELL, K. W.; GUELDNER, B. A. Social and Emotional Learning in the Classroom: Promoting Mental Health and Academic Success. New York: Guilford Press, 2010

MILAN, D. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório de La Economia Latinoamericana, v. 22, n. 6, p. 1-19, 2024. DOI: 0.55905/oelv22n6-130.

MOHER, D. et al. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med, 6(7), e1000100, 2015.

RODRIGUES, D. B. Educação inclusiva: da exclusão à escola inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2017.

OMS. Relatório mundial sobre a deficiência. São Paulo: Editora da OMS, 2014.

PACHECO, J., & SOUZA, L. Formação continuada de professores para a inclusão escolar. Educação e Pesquisa, 43(4), 1053-1070, 2017.

POPPER, K. R. A lógica da descoberta científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.

ROSE, D. H., & MEYER, A. Teaching Every Student in the Digital Age: Universal Design for Learning. Alexandria, VA: ASCD, 2002.

ROFFEY, S. Inclusive and exclusive belonging: The impact on individual and community well-being. Educational and Child Psychology, 30(1), 38-49, 2013.

SALEND, S. J. Creating Inclusive Classrooms: Effective and Reflective Practices (7th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, 2011

SANTOS, J. R.; OLIVEIRA, L. M. Formação de professores para a inclusão escolar: desafios e perspectivas. Brasília: Liber Livro Editora, 2018.

STAINBACK, S., & STAINBACK, W. Inclusion: A Guide for Educators. Baltimore, MD: Paul H. Brookes Publishing Co, 1999.

WEISSBERG, R. P.; GREENBERG, Mark T. School and Community Competence-Enhancement and Prevention Programs. In: Damon, William (Ed.). Handbook of Child Psychology. 5. ed. New York: Wiley, p. 877-954, 1998

UNESCO. Policy Guidelines on Inclusion in Education. Paris: UNESCO, 2009.

Publicado

2024-10-08

Versiones

Cómo citar

Milan , D., Moreira , A. R. de C. V. de M., Santos , J. M. dos, Nascimento , R. D. P. do, Souza , L. da S. R. de, Frimaio , F. de F. A., Luz , A. A. da, & Schon , G. (2024). A importância do ambiente escolar inclusivo para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(4), 4127–4138. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11020

Artículos más leídos del mismo autor/a