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Perspectiva sociocultural e inclusão educacional de estudantes atípicos e a formação de professores no contexto contemporáneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11047

Palavras-chave:

Perspectiva sócio cultural; Formação de professores; Inclusão educacional.

Resumo

Este estudo teórico-dialógico aborda a formação de professores no contexto educacional contemporâneo, a partir de uma perspectiva sociocultural. O objetivo da pesquisa é propor uma abordagem de formação docente baseada na definição de objetivos, modelos, modalidades e conteúdo que promovam uma prática colegiada, democrática e cooperativa entre os atores envolvidos. O método utilizado inclui uma revisão bibliográfica e análise de textos-chave de autores como Aguiar (2000), Freitas (2002) e Scheibe (2007), bem como a reflexão sobre a interatividade entre professores e alunos, fundamentada no pensamento transdisciplinar de Morin (2000). Os resultados indicam que, apesar das incertezas e variáveis que cercam a qualificação docente, o enfoque sociocultural contribui para a organização curricular, promovendo interações que enriquecem a prática pedagógica. A conclusão destaca a importância de valorizar o papel social dos professores e reorganizar os espaços educacionais como elementos essenciais para o desenvolvimento da formação docente, alinhada às demandas sociais e culturais da contemporaneidade.

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Publicado

2024-10-19

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Como Citar

Paula , A. G. de, Ferreira , L. C. C., Cipriano , M. A., Luz , A. A. da, Frimaio, F. de F. A., Nascimento , R. D. P. do, Ferreira, L. G. N. de R. B., & Milan , D. (2024). Perspectiva sociocultural e inclusão educacional de estudantes atípicos e a formação de professores no contexto contemporáneo. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(4), 4156–4165. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11047

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